sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Patentes depositadas na ESALQ

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das líderes em depósitos de pedido de patente no Brasil, possuindo atualmente mais de 900 pedidos nacionais junto ao INPI e mais de 100 depósitos de patentes em outros países. A Agência USP de Inovação atua como agente disseminador do conhecimento da proteção à Propriedade Intelectual desenvolvida na Universidade, levando suporte aos pesquisadores, auxiliando nas definições e realizando as melhores práticas para a proteção no Brasil e exterior.

Ao incentivar seus pesquisadores a proteger suas pesquisas, a USP busca garantir uma fonte permanente de novos conhecimentos e criação de tecnologias que favoreçam a Sociedade.

Diversos eventos estão previstos no planejamento anual da Agência com esta finalidade, dentre eles destacamos: V Semana USP de Propriedade Intelectual e Inovação, a ser realizada de 12 a 16 de agosto deste ano, na qual por meio de palestras, workshops e debates serão discutidos vários temas relacionados à inovação; Olimpíadas USP de Inovação 2013, uma competição que tem como objetivo, estimular, reconhecer, apoiar e divulgar as atividades de inovação tecnológica do Estado de São Paulo e será realizada este ano entre os meses de junho a novembro.

Ainda, em novembro, a Agência USP de Inovação e a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, FIPASE, estão organizando a 4ª edição do evento internacional BIN@TM, em Ribeirão Preto, nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Para mais informações sobre estes e outros eventos, basta acessar: http://www.inovacao.usp.br/eventos/index.php.

Dando continuidade ao nosso trabalho de divulgação iniciado no ano passado até dezembro de 2012, apresentamos anexos, os números relativos a patentes geradas por sua unidade e na USP. Contamos com vosso apoio divulgando e estimulando os pesquisadores.

Campus “Luiz de Queiroz” – Na USP em Piracicaba, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) são responsáveis por 36 patentes até o início de 2013, sendo 30 da ESALQ e 6 do CENA. Os processos referentes à ESALQ registram projetos nas áreas de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Ciência do Solo, Ciências Florestais, Economia Doméstica, Engenharia Rural, Engenharia de Biossistemas, Fitopatologia, Genética, Produção Animal e Zootecnia.

Cada patente tem um prazo de vigência de 20 anos para invenção ou 15 anos para modelo de utilidade. A validade passa a contar da data do depósito para aqueles realizados a partir de 1996. Das patentes esalqueanas, até o final de 2012, duas constam com status de domínio público (com vigência expirada, pedido indeferido ou desistência do pedido), 18 estão sob análise do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras sete estão sob sigilo.


[ Fonte: USP/ESALQ ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.