segunda-feira, 15 de julho de 2013

MS: Imasul disponibiliza na internet mapas georreferenciados

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) está disponibilizando na internet, para acesso livre e gratuito, o mapeamento da cobertura vegetal e de uso da terra no Estado. Os mapas georreferenciados foram gerados pela Embrapa Informática Agropecuária, com sede em Campinas (SP), para auxiliar na gestão ambiental e em ações de planejamento estratégico do governo sul-mato-grossense.
Segundo a Embrapa, a disponibilização do mapeamento é resultado do projeto GeoMS, que mapeoou e gerou um sistema de monitoramento para o Estado. São poucos os estados que possuem essas informações organizadas. O uso da tecnologia da informação, com aplicação de geotecnologias e de sistemas inteligentes, está facilitando os processos de gestão e licenciamento ambiental”, afirma o pesquisador da Embrapa João Vila.
De acordo com a entidade, os mapas trazem informações sobre a ocupação e uso do território em 2007 e vão integrar o Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla). Os dados podem ser visualizados e baixados na página do Imasul na internet.
Na avaliação do gerente de controle e fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, esse trabalho de mapeamento da cobertura vegetal facilita a gestão ambiental e o monitoramento do Mato Grosso do Sul.
Ele disse que o Sisla agilizou o processo de licenciamento e o suporte à fiscalização, pois possibilitou que todos os agentes fiscais acessem mapas gerados por imagens de satélites e visualizem as unidades de conservação, terras indígenas e áreas de preservação permanente, por exemplo; ou seja, uma série de informações que estão disponíveis para consulta de forma fácil, rápida e automática, nos biomas Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado que compõem o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.