sexta-feira, 31 de maio de 2013

Congresso de Olericultura começa dia 05

A Universidade Estadual do Centro-Oeste vai sediar, nos dias 05, 06 e 07 de junho, o primeiro Congresso Paranaense de Olericultura em Guarapuava.
Com a promoção da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), e apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, o evento tem a intenção de reunir a comunidade acadêmica de todo Estado para discutir o tema: “Panorama e perspectivas do agronegócio de hortaliças no Paraná”.   
Discutir e apresentar a atual situação da cadeia produtiva das principais hortaliças cultivadas no Paraná faz parte dos objetivos do Congresso, que vai debater temas como: manejo fitotécnico da produção, pós-colheita, armazenamento, industrialização e comercialização.
O presidente do evento e professor do departamento de Agronomia da Unicentro, Jackson Kawakami, declara que a realização do Congresso é de suma importância tanto para visibilidade da Universidade quanto da cidade. “Acredito que a principal contribuição é trazer a Guarapuava palestrantes renomados de várias áreas para falar de temas relacionados à olericultura. Isso coloca a universidade em destaque no cenário estadual”.
Segundo a organização do Congresso, até o momento, o evento conta com cerca de 350 inscritos. “A nossa expectativa de público já foi superada. No início, esperávamos 300 pessoas, agora já estamos pensando em limitar para 450 inscritos, por conta da limitação no espaço físico”, disse o professor.
Entre os inscritos, além de acadêmicos da própria instituição, já está confirmada a vinda de 40 alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e também dos alunos de colégios agrícolas. “Esse intercâmbio entre alunos é muito positivo para o evento, e a vinda de palestrantes que trazem vivências e pontos de vista diferentes sobre olericultura é benéfico para o ambiente acadêmico”, comenta Kawakami.
O Congresso de Olericultura faz parte dos projetos de extensão que Unicentro promove, realizados com intenção de complementar o conhecimento repassado em sala de aula. Com relação à escolha do tema, o presidente do evento afirma que é importante que o I Congresso traga um panorama geral sobre a produção de hortaliças em todo o Estado. “O Paraná tem destaque na produção de hortaliças, como a nossa região na cultura da batata”. Com programação extensa, durante os três dias vão ser realizados de forma integrada, outros dois eventos junto ao Congresso, o I Simpósio da Associação Brasileira de Horticultura do Paraná e II Seminário do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.
A abertura oficial do Congresso será a partir das 20h. do dia 05, no Boulevard Grill, com a palestra do professor homenageado como presidente de honra, João Carlos Athanázio, da Universidade Estadual de Londrina. Já no dia 06 e 07, das 8h às 17h30 serão ministradas palestras em três auditórios, divididos por temas. No auditório central do Cedeteg, vão abordar temas relacionados à folhosas e frutos; no auditório de biologia, raízes e tubérculos e no auditório do PDE serão ministradas palestras sobre orgânicos e plantas medicinais. “Sabemos que nos últimos anos as culturas do tomate e cebola têm ganhado adeptos em Guarapuava. Assim, temos uma expectativa de levar informação de boa qualidade para os produtores e a comunidade de modo geral”, comenta o professor.
O presidente do evento destacou a necessidade e importância das parcerias na concretização do Congresso. “O Sindicato Rural foi uma das primeiras entidades que conversamos e deram resposta positiva. É muito importante o contato com as empresas e entidades, afinal de contas, nós organizamos a parte técnica e científica para levar informação para toda cadeia. O evento vai fomentar outras discussões e até atividades relacionadas à pesquisa. É de fundamental importância esse apoio, e fomos muito bem recebidos”.
Para se inscrever e visualizar a programação completa do Congresso acessar o link: http://eventos.unicentro.br/cpo2013/.

[ Fonte: Dia de Campo ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.